Áreas de atuação dentro de Enfermagem
Enfermagem geral - Organizar e dirigir is serviços de enfermagem. Gerenciar o trabalho dos técnicos e auxiliares nas unidades de enfermagem.Participar do controle de qualidade no que se refere à escolha de equipamento e produtos hospitalares.
Enfermagem médico-cirúrgica - Organizar e supervisionar os centros cirúrgicos, providenciando e mantendo adequados os instrumentos necessários às cirurgias. Prestar assistência global a pacientes em unidades médicas, centros cirúrgicos, unidades de terapia intensiva (UTI's), prontos-socorros e unidades de hemodiálise.
Enfermagem obstétrica - Executar programas de planejamento familiar. Acompanhar a gestação, o parto e a amamentação.
Enfermagem pediátrica - Prestar assistência de enfermagem a recém-nascidos e crianças em UTI's, hospitais, clínicas pediátricas e creches.
Enfermagem psiquiátrica - Prestar assistência de enfermagem a pacientes com distúrbios psíquicos ou comportamentais em qualquer unidade do hospital ou em hospitais especializados. Participar de programas relacionados às políticas de saúde.
Enfermagem em saúde pública - Executar programas de saúde da comunidade e de educação sanitária em centros de saúde e de ensino. Trabalhar na investigação e controle de doenças transmissíveis, endemias, surtos e epidemias.
Ensino - Lecionar nos cursos de formação de técnicos e auxiliares de enfermagem, em faculdades e nos cursos de pós-graduação. Para isso, é obrigatória a licenciatura.